INTERVENÇÕES

Independentemente de quais forem as diversidades ou dificuldades nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, a intervenção terapêutica sempre se faz necessária. Intervenções pontuais voltadas às particularidades de cada caso objetivam auxiliar na superação e adaptação de limitações e dificuldades, visando impulsionar o pleno desenvolvimento. Para crianças, adolescentes e adultos com desempenho atípico ou atrasado, a intervenção correta também ajudará no fortalecimento da autoestima e autovalorização.

PSICOPEDAGOGIA

 

O papel do Psicopedagogo é investigar os problemas existentes no processo do aprendizado. Seu trabalho visa atender, tratar e orientar o aluno e sua família, assim como a Escola e seus Professores, esclarecendo sobre os obstáculos que interferem diariamente na vida do educando.

PSICOLOGIA

 

Dentre seus focos de trabalho destacam-se a psicoterapia infantil e com adolescentes, também de adultos, acompanhamento familiar, tratamento especializado e efetivo em TEA – Transtorno do Espectro Autista, sob perspectivas neurodesenvolvimentais, atuação com a criança, a familia e a escola.

NEUROPSICOLOGIA

 

A Neuropsicologia tem um papel fundamental na compreensão do funcionamento cerebral e das suas respectivas alterações. Estuda a relação entre a atividade nervosa superior e o comportamento, a cognição, as emoções, a motivação e a vida em relação. A intervenção neuropsicológica consiste em avaliar e reabilitar/estimular as funções cognitivas (memória, atenção, linguagem oral e escrita, cálculo, capacidades visuo-espaciais, planeamento e acção, destreza manual, raciocínio, etc.).

FONOAUDIOLOGIA

 

O fonoaudiólogo intervirá nas queixas de atraso no desenvolvimento da fala (linguagem oral). Também é necessário acompanhar as habilidades de leitura, escrita e de adaptação escolar. Quanto mais precoce, intensiva e especializada for a intervenção, melhores serão os resultados.

O Treinamento Auditivo em Cabine é um acompanhamento fonoaudiológico para reabilitar pessoas com alteração no exame de Processamento Auditivo Central. O objetivo principal é melhorar a atenção e memória auditiva, discriminação e compreensão auditiva.