AVALIAÇÃO 

MULTIDICIPLINAR

A Equipe Multidisciplinar é composta por Fonoaudiólogas, Psicopedagogas e Neuropsicólogas para atender crianças, adolescentes e adultos que apresentam  Distúrbios de Aprendizagem e/ou Distúrbios do Desenvolvimento Neuropsicomotor.

Em geral, a Equipe Multidisciplinar é solicitada quando há a necessidade de um laudo para auxiliar educadores, terapeutas e pais de pessoas com Dislexia e/outros Distúrbios de Aprendizagem. 

O trabalho da Equipe Multidisciplinar se inicia quando há o acolhimento dos pacientes adultos ou dos pais dos pacientes menores de 18 anos numa Primeira Entrevista, que é a ocasião em que a Psicóloga/Neuropsicóloga vai ouvir as queixas, os problemas do paciente, o seu histórico de vida, as situações em que se apresentam e, assim, vai verificar se o caso apresentado é passível de avaliação.

Quando a avaliação se aplica ao caso, são marcadas consultas com a Psicóloga/Neuropsicóloga e com a Fonoaudióloga/Psicopedagoga. Nessas consultas, são aplicados testes específicos a cada área e idade.

Após a fase de coleta de dados, inicia-se um período de estudos, quando cada profissional avalia os dados obtidos em sua área de atuação.

Quando os exames complementares estiverem à disposição da equipe, há uma reunião das especialistas onde serão expostos para cada parte os resultados obtidos durante a Avaliação Multidisciplinar.

É neste encontro que se estabelecem o resultado e os encaminhamentos, isto é, estabelece-se qual o distúrbio que o paciente apresenta e quais as intervenções necessárias para o mesmo.

 A Entrevista Devolutiva, quando o paciente adulto ou os pais de pacientes menores de 18 anos são convocados pela Neuropsicóloga para serem informados sobre os resultados do processo será agendada uma orientação junto ao responsável pelos planos de intervenções oferecidos pela clínica.

AVALIAÇÃO COMPLETA

De acordo com a hipótese diagnóstica realizada após a entrevista inicial, será apresentado um plano de atendimento com a psicopedagoga, neuropsicóloga e fonoaudióloga.

AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR

 

Indicação para atendimento em uma ou mais especialidades de acordo com orientação do profissional solicitante.

Investigações mais aprofundadas podem ser necessárias para o atendimento de diagnósticos diferenciais e de propostas terapêuticas. Para tanto, à luz dos prévios resultados, avaliações adicionais para atendimento em uma ou mais especialidades poderão ser indicadas.